Mostra Audivisual exibe produção dos Pontos de Cultura
Nos dias 26 e 27, os participantes da Teia 2010: tambores digitais terão a oportunidade de conferir a produção audiovisual dos Pontos de Cultura, que será exibida no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, sempre a partir das 17h.
Espetáculo El Quijote / Flávio Portela - divulgação
Serão exibidos um total de 24 filmes, entre curtas, médias e longas. O público infantil ganhará uma sessão específica no dia 27, quando serão exibidos os filmes produzidos para essa faixa etária.
Mauro Lira, produtor executivo da Mostra, explica que o evento “representa um grande momento de construção, conhecimento e reconhecimento para os Pontos de Cultura, que promovem o cinema como forma de interação, realizando o intercâmbio entre as várias linguagens construídas e reconstruídas dos saberes culturais de todos os estados brasileiros.”
Confiram abaixo as sinopses de alguns dos filmes que serão exibidos. A programação final será publicada em breve.
Por Tatiana Diniz
DO MANGUE À FÉ (SP)
Direção: Talita Apolinário Eduardo Rajabally.
Sinopse: Talita tem 21 anos e vive em uma das maiores e favelas sobre palafitas do país, o Dique da Vila Gilda, em Santos. Grávida de três meses, ela tem planos e também problemas comuns a garotas com a mesma origem.
CARRO DE BOI (PR)
Direção: Rudá K. Andrade
Sinopse: O documentário se passa na comunidade remanescente quilombola do Capivari-Serro (MG) e enaltece as qualidades poéticas, barrocas e dramáticas do carro de boi e seu canto, desvelando os segredos e transes desse transporte de origem romana.
NO ELEVADOR (PR)
Direção: Willian Coutinho Duarte, Marta Pego, Lucia Pego
Sinopse: Três amigas se divertem com uma história embaraçosa acontecida em um elevador de shopping.
TESTEMUNHA OCULTA (SP)
Direção: José de Oliveira
Sinopse: Carlito é a única testemunha do assassinato de seu chefe, Sr. Leandro, dono de um clube de jogatina. O que ninguém sabe é que o chefe e sua gangue estavam envolvidos no espancamento que resultou na morte do jovem Adolpho, um jovem viciado em alucinógenos.
CICLO PARAENSE DE CULTURA DIGITAL (PA)
Direção: Gustavo Guedes de Castro
Sinopse: O Ciclo Paraense Cultura Digital foi um evento de formação direcionado a pontos de cultura de todo o estado, diferentes temáticas relacionadas a cultura de todo o estado, dentre elas a gestão de projetos.
W.C. CHAT-N (MG)
Direção: Cibele Araujo
Sinopse: Curta digital, que narra um bate-papo escrito nas paredes de um banheiro publico. Um curta hilário e com um final surpreendente.
POESIA DE BARRO (DF)
Direção: Adriana Gomes
Sinopse: História que registra a cena cultural dos anos 80 em Taguatinga-(DF). No final da ditadura, artistas realizam grandes feiras de rua, encontros na bar do Careca, no Cineclube, e as peças de teatro da praça.
NAVIO NEGREIRO- TRAGÉDIA EM SÃO PAULO (SP)
Direção: Thiago Fernandes
Sinopse: O Documentário aborda o cotidiano de partes dos negros na cidade de São Paulo e os efeitos causados pela falta de abolição 120 anos depois de sua promulgação.
UNIDADE FEMININA- DEIDS EM AÇÃO (SE)
Direção: alunas da oficina de iniciação ao vídeo.
Sinopse: O universo feminino é retratado por internas da unidade feminina, sobre liberdade, música e vida.
ESCOLA DOM HELDER CAMÂRA (CE)
Direção: Ivan Batista
Sinopse: Um retrato da importância da escola pública na periferia abrir as portas nos finais de semana com atividades culturais, esportivas, aprendizagem, lazer e profissionalizantes para crianças.
CAIXA PRETA (RJ)
Direção: Ana Cláudia Okuti
Sinopse: jovem de uma comunidade no Rio de Janeiro que, por causa de dificuldades econômicas, resolve arrumar em emprego. Mas uma caixa preta modifica o rumo das coisas, transformando a esperança em triste realidade.
VITALINO E NÓS DO BARRO (ES)
Direção: Alunos da Rede Municipal de Vitória
Sinopse: Um boneco de barro ganha vida e sai de Pernambuco para participar de uma baile funk em Vitória.O filme é uma homenagem ao centenário de nascimento do Mestre Vitalino.
CONTADORES DE ESTÓRIAS (PB)
Direção: Durval Leal Filho
Sinopse: Contadores de Estórias é um patrimônio imaterial: suas narrativas traçam memória da Fundação da cidade de Bananeiras no Brejo da Paraíba.
A ÚLTIMA LÁGRIMA (BA)
Direção: Taninha Mendes
Sinopse: Ficção que aborda dramas sociais,principalmente as insatisfações de uma garota de programa. O enfoque é o bairro de Canabrava, local que no passado foi constrangido por ter um lixão de Canabrava.
Mostra Infantil
A VELHA QUE FURA BOLAS
Direção: Chistian Saghaard- Catu Filmes
Sinopse: Desde menina, ela gostava de furar bolas, mas um dia as crianças decidiram dar o troco…
A ESCOLA MAL ASSOMBRADA
Direção: Chistian Saghaard- Catu Filmes
Sinopse: Duas amigas procuram por uma escola que dizem ser mal assombrada. Dentro delas há zumbis, bruxas e vampiros. Um filme de terror ou de terrir?
PERDIDA NO ZOOLÓGICO
Direção: Chistian Saghaard – Catu Filmes
Sinopse: Uma garota se perde de sua turma e caminha entre os animais do zoológico, interagindo com eles enquanto procura seus amigos.
VASSOURAS – O INTERIOR A CAPITAL DA CULTURA (RJ)
Direção: Alunos do curso de vídeo do Pontão de Cultura Digital do Circo Voador
Sinopse: Um momento de encontro e reconhecimento coletivo, de troca de afetos dentro da dimensão humana, formulando e debatendo as políticas publicas de cultura.
MINHA HISTÓRIA MINHA VIDA (RN)
Direção: Paula Viviane
Sinopse: A trajetória de vida de uma garota que, aos 10 anos de idade ficou cega e tem que conviver com as limitações que tal situação acarreta. O documentário é narrado em forma de depoimento.
DESAFIO E LIBERADE (RN)
Direção: Lúcia Costa
Sinopse: Como a pessoa de baixa visão ou não vidente relaciona-se com o trabalho? Esta e outras questões são discutidas nesse documentário a partir de uma experiência pessoal.
SAPUCAIA (SP)
Direção: Silvia Bigareli e Victor Menezesúcia Costa
Sinopse: As urnas funerárias indígenas, inspiradas na cumbuca (fruto) da sapucaia (árvore), são utilizadas como elos metafóricos da transformação dos objetos e dos ciclos culturais.
HISTÓRIAS DO CENTRO DE ITAJÁ (SC)
Direção: Evalise Moraes/Daniel Dotto/ Yara da Costa/ Daniel Weber
Sinopse: Documentário feito por crianças e adolescentes que retrata o cenário vivido no município nos seus primeiros anos de crescimento comparando a antiga aparência da cidade com a atual.
EL QUIJOTE (SP)
Direção: Daniel Brazil
Sinopse: Em outubro de 2009, idiomas, cores e culturas de 10 países se juntaram para representar as histórias do cavaleiro da triste figura, Dom Quixote, e para lançar a Rede Latinoamericana de teatro em Comunidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário